Neuroliderança

contribuições da neurociência para o exercício da liderança

Autores

  • Adriana Cabral
  • Leonida Marreiro

Palavras-chave:

Liderança, Neurociência, Inteligência Emocional

Resumo

A neurociência está presente no mundo desde o século V como área de estudo. A competência liderança é exercida pelo homem desde seu surgimento na terra. Reinos, impérios, nações, organizações grandes e pequenas foram e são conduzidas por pessoas que possuem o perfil de liderança. Conhecer os avanços da neurociência que impactam no exercício da liderança é o objetivo deste artigo. Este trabalho foi desenvolvido em quatro etapas. Na primeira é descrito o procedimento metodológico, na segunda parte é abordado o tema neurociência, momento em que é feita uma apresentação de aspectos considerados relevantes sobre a evolução histórica da neurociência. A terceira parte está dedicada a abordar o tema liderança descrevendo a evolução dos conceitos de liderança. Na quarta parte são relatadas as descobertas da neurociência que estão diretamente relacionadas ao exercício da liderança. Por último são tecidas as considerações finais do artigo.

Biografia do Autor

Adriana Cabral

Mestre em Administração (UFC). Coordenadora Graduação FACINE. Professora Pós Graduação FACINE.

Leonida Marreiro

Mestre em Administração e Controladoria (UFC). Coordenadora Graduação FACINE. Professora Substituta UECE.

Referências

ACEVEDO, Claudia Rosa; NOHARA, Jouliana Jordan. Monografia no Curso de Administração: guia completo de conteúdo e forma. São Paulo: Atlas, 2004.

BOYATZIS, Richard E. O poder da liderança emocional: liderança vibrante com empatia, esperança e compaixão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

BURNETT, Dean. O cérebro que não sabia de nada: o que a neurociência explica sobre o misterioso e totalmente falível cérebro humano. São Paulo: Planeta do Brasil, 2018.

CHOPRA, Deepak; TANZI, Ruldolph. Supercérebro: como expandir o poder transformador da sua mente. São Paulo: Alaúde, 2013.

DAMÁSIO, Antônio. O Mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. São Paulo: Companhia da Letras, 2015.

DAMÁSIO, Antônio. O erro de Descartes. São Paulo: Schwarcz, 2005.

DUBRIN, Andrew J.. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Thompson Learning, 2003.

FRAZZETO, Giovanni. Alegria, culpa, raiva, amor: o que a neurociência explica sobre as emoções e como lidar com elas. Rio de Janeiro: Agir, 2014.

GOLEMAN, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação de líderes de sucesso. Rio de Janeiro: Objetiva, 2015.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de Competências e Gestão dos Talentos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LENT, Roberto. Neurociência da mente e do Comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015.

O QUE é o Inconsciente? Como funciona? Foi Freud quem o descobriu?. Publicado pelo canal Só Psicanálise. [S.l.: s.n.], 2017. 1 vídeo (10 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WIe03X6q7s0. Acesso em: 30 jun. 2020

ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2005.

ROBBINS, Stephen. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson-Prentice Hall, 2007.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de casos. São Paulo: Atlas, 2006.

ROONEY, Anne. A história da Neurociência: como desvendar os mistérios do cérebro e da consciência. São Paulo: M.Books, 2018.

SOFIO, Fernanda. O inconsciente será revelado. Publicado pelo canal Casa do Saber. [S.l.: s.n.], 2016. 1 vídeo (2 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=99Yo7-dPqhI. Acesso em: 30 jun. 2020

Downloads

Publicado

16/11/2020

Como Citar

Pereira, A. A. C. de C. ., & Marreiro, M. L. S. . (2020). Neuroliderança: contribuições da neurociência para o exercício da liderança. FACINE 360º, 1(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/6