Metodologias Ativas
táticas e estratégias educacionais e o ensino híbrido
Palavras-chave:
Liderança, Neurociência, Inteligência EmocionalResumo
No atual cenário educacional o que era, o que está e como também o que será tem que ter a preocupação de quem ensina, o mestre, para conseguir retorno preponderante em relação ao aprendizado do aluno e produzir diversa metodologia didática. A Metodologia Ativa vem retomando destaque justamente por considerar a transformação da didática retórica frente aos recursos voltados à tecnologia, de modo realmente alternativo. Estratégias de ensino voltadas a táticas de aprendizagem se apresentam como possibilidades para as grandes mudanças na sociedade contemporânea, tendo como destaque a pandemia assolada pela COVID-19, sendo que, além do momento presente, se faz necessário urgência na transmissão de conhecimentos (professor-aluno) em um modo realmente interativo. Na prática, o Ensino Híbrido (Blended Learning) é uma preferência eficaz para estudantes com diferentes níveis de habilidade e capacidade. Na maioria das vezes, observa-se que os cursos baseados no Ensino Híbrido seguem dois caminhos: ou adotam mais práticas da metodologia a distância ou utilizam mais recursos do método tradicional. A problemática neste estudo implica em como os professores podem com sua prática pedagógica acompanhar as inovações constantes dos novos modelos de ensino, pois vale destacar que diante da surpresa imposta pelo crucial fenômeno mundial urgem mudanças. Os recursos de grande parte das escolas são insuficientes para estimular o aprendizado frente à velocidade dos avanços tecnológicos, portanto é considerável defender a perspectiva do professor enquanto crítico e reflexivo, estimular o aluno de forma a se sentir motivado às novas condutas para uma real aprendizagem.
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Bookman, 2015.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Fundação Editora da INESP(FEU), 1999.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Publicado pelo canal Laboratorio Bioprocessos. [S.l.: s.n.], 2016. 1 vídeo (42 min). Disponível em: https://youtu.be/IRhoBE_ZrC0. Acesso em 25 jul. 2020.
HORN, Michael B.; STAKER; Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
NÉRICE, Imídeo G. Didática Geral Dinâmica. São Paulo: Atlas, 1992.
TALBERT, Robert. Guia prático da aprendizagem invertida no ensino superior. Porto Alegre: Penso, 2019.
TARTUCE, Terezinha J. A. Normas e técnicas para trabalhos acadêmicos. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2019.
UNESCO. Educação um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: MEC, 1998. Disponível em: https://www.livrariapublica.com.br/2019/03/educacao-um-tesouro-descobrir-jacques.html. Acesso em 25 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.