Metodologias Ativas

táticas e estratégias educacionais e o ensino híbrido

Autores

  • Terezinha J. A. Tartuce

Palavras-chave:

Liderança, Neurociência, Inteligência Emocional

Resumo

No atual cenário educacional o que era, o que está e como também o que será tem que ter a preocupação de quem ensina, o mestre, para conseguir retorno preponderante em relação ao aprendizado do aluno e produzir diversa metodologia didática. A Metodologia Ativa vem retomando destaque justamente por considerar a transformação da didática retórica frente aos recursos voltados à tecnologia, de modo realmente alternativo. Estratégias de ensino voltadas a táticas de aprendizagem se apresentam como possibilidades para as grandes mudanças na sociedade contemporânea, tendo como destaque a pandemia assolada pela COVID-19, sendo que, além do momento presente, se faz necessário urgência na transmissão de conhecimentos (professor-aluno) em um modo realmente interativo. Na prática, o Ensino Híbrido (Blended Learning) é uma preferência eficaz para estudantes com diferentes níveis de habilidade e capacidade. Na maioria das vezes, observa-se que os cursos baseados no Ensino Híbrido seguem dois caminhos: ou adotam mais práticas da metodologia a distância ou utilizam mais recursos do método tradicional. A problemática neste estudo implica em como os professores podem com sua prática pedagógica acompanhar as inovações constantes dos novos modelos de ensino, pois vale destacar que diante da surpresa imposta pelo crucial fenômeno mundial urgem mudanças. Os recursos de grande parte das escolas são insuficientes para estimular o aprendizado frente à velocidade dos avanços tecnológicos, portanto é considerável defender a perspectiva do professor enquanto crítico e reflexivo, estimular o aluno de forma a se sentir motivado às novas condutas para uma real aprendizagem.

Biografia do Autor

Terezinha J. A. Tartuce

Doutorado em Educação pela UDE-Universidade de la Empresa; Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos; Especialização em Psicopedagogia pela UNICE-Ensino Superior; Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Mackenzie.

Referências

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Publicado

16/11/2020

Como Citar

Tartuce, T. J. A. (2020). Metodologias Ativas: táticas e estratégias educacionais e o ensino híbrido. FACINE 360º, 1(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/3

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