Rotatividade de Pessoal

um estudo dos fatores que influenciam o Turnover em uma empresa de terceirização de serviços de Fortaleza-CE

Autores

  • Igor Robson de Sousa Lima
  • Jaime Martins de Sousa Neto
  • Maria Antônia do Socorro Rabelo Araújo

Palavras-chave:

Rotatividade de pessoal, Gestão de Pessoas, Terceirização

Resumo

A constante modificação no mundo do trabalho acarreta reestruturação das estruturas das tarefas. O turnover define o fluxo de entrada e saída de colaboradores em uma organização. O objetivo do presente estudo foi analisar os fatores que influenciam a rotatividade em uma empresa de terceirização de serviços da cidade de Fortaleza, CE. Os métodos utilizados foram exploratórios, descritivo com abordagem quantitativa, por meio de um questionário previamente elaborado pela empresa coparticipante do estudo. A população foi composta por 17 participantes, divididos em dois períodos, antes e durante a pandemia da covid-19, onde 68,75% foram do primeiro grupo e 31,25% do segundo. Os principais itens dos resultados mostraram que 54,54% dos participantes do primeiro grupo tinham até um ano de empresa e 60% dos participantes do segundo grupo foram desligados sem justa causa pelo empregador. Dentre os aspectos elencados no estudo, os mais relevantes foram o tipo de desligamento que mais ocorreu, que em ambos os grupos, foi demissão sem justa causa pelo empregador, mas vale colocar que os motivos que ocasionaram tais desligamentos não foram divulgados pela empresa participante deste estudo. Os treinamentos oferecidos pela organização foram considerados bons e ótimos, bem como os relacionamentos com gestores e colegas do mesmo departamento e de outros departamentos.

Biografia do Autor

Igor Robson de Sousa Lima

Graduado em Recursos Humanos pela Facine.

Jaime Martins de Sousa Neto

Doutor em Zootecnia (UFC), Especialista em Administração Financeira (UVA), graduado em Engenharia Agrícola (UFC), professor e orientador do Projeto Integrador da Facine.

Maria Antônia do Socorro Rabelo Araújo

Mestre em Administração de Empresas (UFC), Graduada em História (UECE), graduada em Administração de Empresas (UNIFOR), orientadora do Projeto Integrador da Facine.

Referências

ARAUJO, L. C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ARGENTI, P. A. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Campus, 2006.

BOOG, M.; BOOG, G. (Org.). Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências. São Paulo: Gente, 2002.

BRASIL, Lei nº 13.429, de 31 de março de 2017. Altera dispositivos da Lei nº 6.019, de 3 de janeiro de 1974, que dispõe sobre o trabalho temporário nas empresas urbanas e dá outras providências; e dispõe sobre as relações de trabalho na empresa de prestação de serviços a terceiros. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13429.htm> Acesso em: 25 abr. 2020.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo, Editora: Atlas, 2004.

______, I. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização – 6.ed.rev. e atual. – Barueri, SP: Manole, 2009.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

DEMO, G.; FOGAÇA, N.; COSTA, A. C. Políticas e práticas de gestão de pessoas nas organizações: cenário da produção nacional de primeira linha e agenda de pesquisa. Cadernos EBAPE.BR, v. 16, n. 2, p. 251-263, 2018.

FERNANDEZ, H. M. A Perda do Conhecimento da empresa Originada pelo Alto Turnover. 2006. Disponível em: <https://administradores.com.br/artigos/a-perda-do-

conhecimento-da-empresa-originada-pelo-alto-turnover> Acesso em: 28 out. 2019.

FERREIRA, E. C. Turnover nas empresas varejistas – o processo de recrutamento e seleção como fator de gestão de pessoas no Armazém Tradição: um estudo de caso. Pacatuba, 2011. Monografia (Graduação) – Faculdade TECSOMA, Programa de Graduação em Administração.

FITZSIMMONS, J. A. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. James A. Fitzsimmons, Mona J. Fitzsimmons; tradução: Lene Belon Ribeiro; revisão técnica: Gustavo Severo de Borba. 6ª Ed. – Porto Alegre: Bookman, 2010.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.

LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LUZ, R. S. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

MARRAS, J. P. Administração de Recursos Humanos – Do operacional ao estratégico. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARTINS, S. P. A Terceirização e o direito do trabalho. São Paulo: Atlas, 2001.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 2004.

MOREIRA, W. Como as empresas encaram a alta rotatividade de pessoal. Disponível em: <https://www.bonde.com.br/mundo-corporativo/artigos/como-as-empresas-encaram-a-alta-rotatividade-de-pessoal--313342.html>. Acesso em: 15, abr 2020.

NASCIMENTO, K. P.; COSTA, D. V. F.; ALTAF, J. G.; CASTRO, D. R. Rotatividade nas Organizações: as causas dos desligamentos voluntários em uma empresa de serviços de Juiz de Fora. Revista das Faculdades Integradas Vianna Junior. Vianna Sapiens. Juiz de Fora. v. 3, n. 1, jan – jun. 2012.

ORELLANO, V.; MATTOS, E.; PAZELLO, E. A substituição de trabalhadores como instrumentos para redução de gastos com salários: evidências para a indústria paulista. Revista Brasileira de Economia, Rio de Janeiro, v. 63, n. 2, p. 135-152, 2009.

PATIAS, T. Z.; WITTMANN, M. L.; LISZBINSKI, B. B.; BALESTRERI, A. S.; COSTA, C. F. Custos da rotatividade de pessoal: evidências no setor de supermercados. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 14, n. 1, p. 143-170, 2015.

PECONICK, A. Saiba o que é Turnover. Grupo Let, Notícias, 27 de outubro de 2008. Disponível em: <http://www.grupolet.com/noticias_20081027_turnover.asp>. Acesso em: 28 out. 2019.

QUEIROZ, C. A. R. Manual de terceirização. São Paulo: STS, 1992.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Downloads

Publicado

27/04/2022

Como Citar

Lima, I. R. de S. ., Sousa Neto, J. M. de ., & Araújo, M. A. do S. R. . (2022). Rotatividade de Pessoal: um estudo dos fatores que influenciam o Turnover em uma empresa de terceirização de serviços de Fortaleza-CE. FACINE 360º, 2(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/26

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)