O docente na orientação e coparticipação em trabalhos acadêmicos nos cursos de graduação e especialização lato sensu nas instituições de ensino superior

Autores

  • Antônio Cláudio Silva Nunes

Palavras-chave:

Professor Orientador, Produção Textual, Trabalho de Conclusão de Curso, Ensino Superior

Resumo

O docente do Ensino Superior tem responsabilidades condizentes não só à disciplina que leciona, mas também no que se refere à orientação de trabalhos acadêmicos, sobretudo nos trabalhos de Conclusão de Curso, visto que os professores mais destacados e peritos nas mais diversas áreas de ensino que lecionam são procurados por seus discentes de quem esperam o apoio, a atenção e o norteamento nos mais variados temas, métodos e experiências para finalizar uma graduação e/ou especialização lato sensu. Outro fator observado é a empatia com o orientador por parte dos orientandos. O presente trabalho compreende a esfera do nível superior e focaliza como os professores, enquanto orientadores, podem ser coparticipadores com seus alunos, resultando em trabalhos acadêmicos de qualidade nas Instituições de Ensino Superior – IES, tendo em vista que uma parte do sucesso, fracasso ou mediocridade dos trabalhos acadêmicos depende do professor orientador. Portanto, o presente artigo demonstra a relevância do professor na orientação e coparticipação de trabalhos acadêmicos no ensino superior e na própria vida acadêmica do aluno orientando, enfatizando os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, pois, nos cursos stricto sensu, os discentes devem seguir linhas mestras de pesquisas mais específicas. Dessa forma, é relevante observar a conscientização da importância, comprometimento e dedicação que o professor deve ter ao orientar os alunos, não eximindo a parcela de responsabilidade do discente quanto à sua contribuição na pesquisa científica, para que se possa alcançar um excelente desempenho na fase final da graduação nas IES, inclusive na colaboração para o universo acadêmico, e maximizar o conhecimento científico.

Biografia do Autor

Antônio Cláudio Silva Nunes

Graduado em Administração (UNICE – Ensino Superior)

Especialista em Docência do Ensino Superior (UNICE – Ensino Superior)

Pós-graduando em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (UNICE – Ensino Superior)

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

Nunes, A. C. S. (2022). O docente na orientação e coparticipação em trabalhos acadêmicos nos cursos de graduação e especialização lato sensu nas instituições de ensino superior. FACINE 360º, 2(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/20