Identidade docente

elementos para sua compreensão

Autores

  • Carmensita Matos Braga Passos

Palavras-chave:

Identidade docente, Docência, Formação docente

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre a identidade docente, partindo da visão de  identidade como processo dinâmico, constantemente interferido por aspectos históricos,  culturais e pessoais que levam a questionamentos, rupturas e ressignificações. Para  apreensão da identidade docente são apresentadas características e especificidades da  docência e seus saberes. A formação docente, inicial e continuada, é defendida como  elemento de construção e fortalecimento dessa identidade na medida em que esteja  coerente com as peculiaridades inerentes ao exercício profissional da docência. O fortalecimento da identidade docente resultará em melhoria da qualidade de  ensino, caso haja uma política educacional de valorização do professor e melhores condições de trabalho nas instituições de ensino. 

Biografia do Autor

Carmensita Matos Braga Passos

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.

NÓVOA, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e Ação sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.

SILVA, Tomás Tadeu da. A Produção Social da Identidade e da Diferença. In: SILVA Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes: 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: Uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

16/11/2020

Como Citar

Passos, C. M. B. . (2020). Identidade docente: elementos para sua compreensão . FACINE 360º, 1(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/16