Identidade docente
elementos para sua compreensão
Palavras-chave:
Identidade docente, Docência, Formação docenteResumo
Este artigo traz reflexões sobre a identidade docente, partindo da visão de identidade como processo dinâmico, constantemente interferido por aspectos históricos, culturais e pessoais que levam a questionamentos, rupturas e ressignificações. Para apreensão da identidade docente são apresentadas características e especificidades da docência e seus saberes. A formação docente, inicial e continuada, é defendida como elemento de construção e fortalecimento dessa identidade na medida em que esteja coerente com as peculiaridades inerentes ao exercício profissional da docência. O fortalecimento da identidade docente resultará em melhoria da qualidade de ensino, caso haja uma política educacional de valorização do professor e melhores condições de trabalho nas instituições de ensino.
Referências
ALARCÃO, Isabel. Formação Continuada como Instrumento de Formação Docente. In: HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HALL. S. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. das G. C. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Consciência e Ação sobre a Prática como Libertação Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991.
SILVA, Tomás Tadeu da. A Produção Social da Identidade e da Diferença. In: SILVA Tomás Tadeu da. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes: 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e Diferença: Uma Introdução Teórica e Conceitual. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.