Endomarketing e clima organizacional como estratégia de negócio
um estudo de caso na percepção dos colaboradores em uma concessionária de veículos em fortaleza
Palavras-chave:
Endomarketing, Clima Organizacional, ConcessionáriaResumo
O presente estudo consiste em avaliar os benefícios gerados pelas estratégias de endomarketing em uma concessionária situada em Fortaleza-Ceará. Essas ações são capazes de propiciar um clima de bem-estar no âmbito interno da empresa com funcionários satisfeitos, motivados e comprometidos, o que repercute no tratamento oferecido ao cliente externo. Por meio de uma administração participativa, com estratégias claras e definidas com foco na pessoa, com o intuito de proporcionar qualidade de vida, relações interpessoais proativas, boa visão sistêmica, motivação e, conseqüentemente, promover o comprometimento dos membros da empresa, com reflexo positivo no clima organizacional. Os resultados desta pesquisa mostraram que os objetivos de qualquer ação de endomarketing estão associados à valorização e ao desenvolvimento satisfatório do cliente interno, para que isto ocorra, porém, é imprescindível que haja vontade e capacidade da alta administração da empresa de vislumbrar quão importante é investir no seu valioso patrimônio humano. Outro aspecto resultante do estudo foi o desenvolvimento de um modelo que possa ser utilizado por empresas carentes de estratégias de endomarketing.
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