Endomarketing e clima organizacional como estratégia de negócio

um estudo de caso na percepção dos colaboradores em uma concessionária de veículos em fortaleza

Autores

  • Karen Bomfim Hyppólito
  • Maria Antônia do Socorro Rabelo Araújo

Palavras-chave:

Endomarketing, Clima Organizacional, Concessionária

Resumo

O presente estudo consiste em avaliar os benefícios gerados pelas estratégias de endomarketing em uma concessionária situada em Fortaleza-Ceará. Essas ações são capazes de propiciar um clima de bem-estar no âmbito interno da empresa com funcionários satisfeitos, motivados e comprometidos, o que repercute no tratamento oferecido ao cliente externo. Por meio de uma administração participativa, com estratégias claras e definidas com foco na pessoa, com o intuito de proporcionar qualidade de vida, relações interpessoais proativas, boa visão sistêmica, motivação e, conseqüentemente, promover o comprometimento dos membros da empresa, com reflexo positivo no clima organizacional. Os resultados desta pesquisa mostraram que os objetivos de qualquer ação de endomarketing estão associados à valorização e ao desenvolvimento satisfatório do cliente interno, para que isto ocorra, porém, é imprescindível que haja vontade e capacidade da alta administração da empresa de vislumbrar quão importante é investir no seu valioso patrimônio humano. Outro aspecto resultante do estudo foi o desenvolvimento de um modelo que possa ser utilizado por empresas carentes de estratégias de endomarketing.

Biografia do Autor

Karen Bomfim Hyppólito

Ms. em Psicologia (UNIFOR), especialista em Marketing (UNIGRANDE), graduada em Psicologia (UNIFOR).

Maria Antônia do Socorro Rabelo Araújo

Ms. em administração e controladoria (UFC), especialista em Marketing (UFC), graduada em administração (UNIFOR), Licenciatura em História (UECE).

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Publicado

16/11/2020

Como Citar

Hyppólito, K. B. ., & Araújo, M. A. do S. R. . (2020). Endomarketing e clima organizacional como estratégia de negócio: um estudo de caso na percepção dos colaboradores em uma concessionária de veículos em fortaleza. FACINE 360º, 1(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/13

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