Compliance Condominial Como Ferramenta de Valorização do Patrimônio

Um Estudo de Caso em Condomínios na Cidade de Fortaleza.

Autores

  • Anna Weruska R P S Feitosa Facine

Palavras-chave:

Compliance; Patrimônio; Condomínio.

Resumo

Com o advento da nova era, as ferramentas como o compliance ganharam reconhecimento por serem responsáveis ​​por mudanças. É um importante alicerce para o desenvolvimento de talentos, adaptando e preparando os colaboradores para se adequarem à modernização e às diretrizes da empresa, proporcionando análises valiosa e original das reais necessidades da organização. O objetivo deste artigo é verificar a importância e a aplicação das ferramentas do programa de compliance como forma de valorização do patrimônio de um condomínio. Procedimentos metodológicos típicos de estudo de caso e pesquisa bibliográfica foram utilizados para estabelecer relações entre objetivos apresentados no artigo e as informações coletadas, resultando na composição deste artigo. A pesquisa é descritiva, pois teve como objetivo relatar como a ferramenta compliance pode ajudar a criar um ambiente mais produtivo e valorizado dentro de um condomínio. A compreensão seletiva e analítica foi aplicada às informações coletadas em materiais publicados como livros, revistas e internet. Os dados coletados foram organizados pelo Google Forms e analisados com apoio da literatura existente sobre o tema. Com base na análise dos dados, concluiu-se que existem dificuldades apontadas pela aplicação do compliance que precisam ser abordadas, bem como pontos fortes a serem destacados. Constatou-se que as ações desenvolvidas por meio da aplicação do programa fazem uma diferença significativa na forma como os funcionários planejam suas atividades diárias, transferem funções, desenvolvem ações criativas e estimulam o aprimoramento da equipe. O estudo destaca a importância do compliance como ferramenta de valor, mitigando riscos, garantindo transparência, responsabilidade e ética.

Referências

AAKER, D. A.; KUMAR, V.; DAY, G. S. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2004.

ASSI, Marcos. Compliance: Como Implementar. Trevisan Editora; 1ª edição, 2018.

ARAÚJO, Luís César G. de. Gestão de Pessoas. - São Paulo: Atlas, 2006.

BADARÓ, Thiago. Você já pensou em Compliance para o seu condomínio. São Paulo, 2018. Disponível em: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/voce-ja-pensou-de- compliance-para-o-seu-condominio. Acesso em: out.2019.

CIALDINI, R.B.; GOLDSTEIN, N. J. Influência social: Compliance e conformidade. Rev. Psychol., V. 55, p. 591-621, 2004. Acesso em: out.2019

CARVALHO, V. M., JOPPERT, C. E (Coords.). Defesa da concorrência do Brasil: 50 anos. Brasília: Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade, 2013. Disponível em: Acesso em: out.2019

GEPHART, R. P. Qualitative Research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, v. 47, n. 4, p. 454-462, 2004.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

HOBSBAWN, Eric J. A Era do Capital 1848 – 1875. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

MADEIRA, Michel. Síndicos, Administradoras e Condôminos: O que muda com as novas tecnologias financeiras. São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.fitbank.com.br/blog/administradora-de-condominios. Disponível em: 2018.

Acesso em: 11 de set.2019.

MANZI, Vanessa Alessi. Compliance no Brasil – Consolidação e Perspectivas. Ed. SaintPaul, 2008

NIEHUES, L.C; ARAÚJO, P. C. Revista Compliance Rio 2018. Disponível em: acesso em: 20 abr. 2019

SANTOS, Ray. Jornal Dia a Dia. Sete Lagoas-Minas Gerais,2021. Disponível em: https://jornaldiadia.com.br/com-movimento-de-cerca-de-r-165-bilhoes-por-ano-no-brasil-setor-condominial-tera-o-maior-evento-do-segmento-no-dia-27-de-novembro/

SARLET, I. Wolfgang; SAAVEDRA, G. Agostini. Judicialização, Reserva do Possível e Compliance na Área da Saúde. Disponível em: Acesso em: 19 abr. 2019.

SCHWARTZ, Rosely. Compliance na Gestão de Condomínios. Entrevista concedida a Dariane Campos. Jornal online dos Condomínios SC, Santa Catarina, v. 17, n. 197, p. 10 e 11, Abril 2018. Disponível: http://www.condominiosc.com.br/gestao/3397-compliance-na-gestao- de-condominios. Acesso em: set.2019.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodología de la investigación. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2019

SCHWART, R. C; ROCHA, A. Direito Imobiliário e Urbanístico. Disponível em: acesso em: 18 abr. 2019

Publicado

17/05/2023

Como Citar

Feitosa, A. W. R. P. S. (2023). Compliance Condominial Como Ferramenta de Valorização do Patrimônio: Um Estudo de Caso em Condomínios na Cidade de Fortaleza. FACINE 360º, 3(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/48