Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
desafios encontrados pela criança e o professor
Palavras-chave:
Processo, Hiperatividade, Aprendizagem e AlunoResumo
O artigo trata dos desafios de ensinar crianças com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) transtorno este, que tem como característica em influenciar diretamente no comportamento da criança atrapalhando assim seu processo de aprendizagem. A escolha do tema tem como justificativa a compreensão do papel que o psicopedagogo pode executar no ensino aprendizagem da criança. Como objetivo geral elencamos analisar a intervenção desse profissional na vida escolar das mesmas, assim ocasionando-lhes resultados positivos em seu processo de ensino aprendizagem. Para fundamentar esse estudo buscmos vários teóricos como: Neves (1991), Silva (2003), Rohde (2000), Bossa (2007), Linhares (2014) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras concluiu-se que os teóricos tem um olhar amplo sobre a contribuição do psicopedagogo não só para as crianças com esse transtorno, mas também para com o professor. Espera-se com essa pesquisa trazer contribuições facilitadoras e eficazes para a imersão das crianças com esses transtornos na vida escolar e no seu convívio social.
Referências
ALBERNAZ, Marilene Curado; RIBEIRO, Jefferson Bruno Pereira; MOREIRA, Jonathan Rosa; GRAZIANI, Daniel. A Psicopedagogia repensando o sujeito em busca de sua autonomia. PERIÓDICO CIENTÍFICO OUTRAS PALAVRAS, [s. l.], v. 9, ed. 2, Dezembro 2013. Disponível em: http://revista.faculdadeprojecao.edu.br/index.php/Projecao5/article/view/339/277. Acesso em: 23 out. 2019.
BARBOSA, Rui Sousa. O Olhar da Psiscopedagogia para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: TDAH. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 08, Vol. 04, pp. 86-99, Agosto de 2018. ISSN:2448-0959
BOSSA, Nadia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed, 2007. BRASIL
CORREIA, Aparecida da Paixão; LINHARES, Tatiana Corrêa. A atuação do psicopedagogo com crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): intervenção necessária para pais e educadores. Paidéia, Belo Horizonte, ano 11, n. 17, p. 141-161, Jul Dez 2014. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/3933. Acesso em: 6 nov. 2019.
GOLDSTEIN, Sam. Hiperatividade: como reconhecer se meu filho/parente/amigo/aluno tem TDAH? [S.l.: s.n], 2006. Disponível em:< http://www.hiperatividade.com.br/article. php?sid=14#tratamento> Acesso em: 29 mai. 2021.
GOMES, Marcelo; VILANOVA, Luiz Celso Pereira. Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade na Criança e no Adolescente: diagnóstico e tratamento. Revista Neurociência, São Paulo, v. 3, n. 7, p. 140-144, jan. 1999.
IPDA, Instituto Paulista de Déficit de Atenção. Diagnóstico do TDAH - Déficit de Atenção e Hiperatividade: Como é feita a avaliação e diagnóstico diferencial dos sintomas e co morbidades. 2012. Disponível em:< https://dda-deficitdeatencao.com.br/wp content/uploads/avaliacao-diagnostico-diferencial.jpg> Acesso em: 16 ABRIL. 2021.
MAIA, Maria Inete Rocha; CONFORTIN, Helena. Desvendando a Hiperatividade: características e consequências. Perspectiva, Erechim, v. 39, n. 148, p. 73-84, dez. 2015.
NEVES, M. A. Psicopedagogia: Um só termo e muitas significações. Revista Psicopedagogia. São Paulo. v.10, 1991.
REIS, G. V. Alunos Diagnosticados com TDAH: reflexões sobre a prática pedagógica utilizada no processo educacional. Parnaíba. 2011.
ROGERS, C. Liberdade de aprender em nossa década. Porto alegre: Artes médicas, 1985.
ROHDE, Luis Augusto; BARBOSA, Genário; TRAMONTINA, Silzá; POLANCZYK, Guilherme. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 07-11, dez. 2000. Fap UNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462000000600003.
ROTTA, N. T. et al. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
SILVA, A. B. B. (2003). Mentes inquietas: entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. Rio de Janeiro: Napedes.
STROH, Juliana Bielawski. TDAH – diagnóstico psicopedagógico e suas intervenções através da Psicopedagogia e da Arteterapia. Construção Psicopedagógica, São Paulo, v. 18, n. 17, p. 83-105, 4 jan. 2010. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v18n17/v18n17a07.pdf. Acesso em: 7 de maio de 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 FACINE 360
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.