Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

desafios encontrados pela criança e o professor

Autores

  • Maria Vandia Guedes Lima
  • Mariana Amaral Terra
  • Francisco Valdemy Acioly Guedes

Palavras-chave:

Processo, Hiperatividade, Aprendizagem e Aluno

Resumo

O artigo trata dos desafios de ensinar crianças com Transtornos de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) transtorno este, que tem como característica em influenciar diretamente no comportamento da criança atrapalhando assim seu processo de aprendizagem. A escolha do tema tem como justificativa a compreensão do papel que o psicopedagogo pode executar no ensino aprendizagem da criança. Como objetivo geral elencamos analisar a intervenção desse profissional na vida escolar das mesmas, assim ocasionando-lhes resultados positivos em seu processo de ensino aprendizagem. Para fundamentar esse estudo buscmos vários teóricos como: Neves (1991), Silva (2003), Rohde (2000), Bossa (2007), Linhares (2014) e outros. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Diante das leituras concluiu-se que os teóricos tem um olhar amplo sobre a contribuição do psicopedagogo não só para as crianças com esse transtorno, mas também para com o professor. Espera-se com essa pesquisa trazer contribuições facilitadoras e eficazes para a imersão das crianças com esses transtornos na vida escolar e no seu convívio social.

Biografia do Autor

Maria Vandia Guedes Lima

Pedagoga (UECE), Psicopedagoga Clínica e Institucional. 

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Publicado

27/04/2022

Como Citar

Lima, M. V. G. ., Terra, M. A. ., & Guedes, F. V. A. . (2022). Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): desafios encontrados pela criança e o professor. FACINE 360º, 2(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/28