Storytelling como meio de comunicação e engajamento de equipes em ambientes corporativos

Autores

  • Flávia Aguiar Cabral Furtado Pinto
  • Larissa Torres Ferreira

Palavras-chave:

Storytelling, Comunicação eficaz, Engajamento de equipes

Resumo

As rápidas e intensas transformações sociais advindas das novas tecnologias e da globalização deram origem a novas demandas no mundo corporativo. Já não basta investir na comunicação externa, que envolve as relações entre as organizações e os clientes. É necessário investir igualmente na comunicação interna, que envolve as relações entre as organizações e seus colaboradores. O modelo tradicional, baseado no controle e na busca da eficiência acima do bem-estar e da valorização dos funcionários já não se sustenta atualmente. Para que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento da equipe, o colaborador precisa se sentir engajado a ponto de se visualizar como parte do sucesso da organização. Uma ferramenta capaz de estimular a comunicação eficaz e gerar empatia é o storytelling, uma vez que as narrativas, quando identificadas com a história da organização, tem a capacidade de fazer com que os colaboradores sintam uma sensação de pertencimento e identificação com os seus valores. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral analisar de que maneira o storytelling pode contribuir para a comunicação e engajamento de equipes em ambientes corporativos. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, por meio de livros e artigos científicos acerca da temática. Como principais resultados, destaca-se como formas de aumentar o engajamento dos colaboradores a utilização do storytelling como ferramenta de fortalecimento dos objetivos e políticas corporativas, de mobilização e fomentação do espírito de equipe, de envolvimento das pessoas em determinadas ações estratégicas e de divulgação da memória corporativa.

Biografia do Autor

Flávia Aguiar Cabral Furtado Pinto

Doutoranda em Educação, mestre em Direito Constitucional, especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, professora universitária e Oficial de Justiça do TRT da 7ª Região.

Larissa Torres Ferreira

Mestre em Educação (FACNORTE), MBA em Administração e Marketing, graduada em Análise de Sistemas Informatizados (FIC) e em Logística (Faculdade Metodista), Designer conteudista e docente em mídias, tecnologia e marketing.

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Publicado

16/11/2020

Como Citar

Pinto, F. A. C. F. ., & Ferreira, L. T. . (2020). Storytelling como meio de comunicação e engajamento de equipes em ambientes corporativos. FACINE 360º, 1(1). Recuperado de https://periodicos.facine.edu.br/index.php/f360/article/view/14